03/07/2019 :: Visita ao projeto "Jogue Limpo", da seleção 2018

 

   As colaboradoras da RS, Tânia e Vera, visitaram o Centro de Integração Martinho – CIM, onde são atendidas atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 05 e 18 anos, moradores do Aglomerado da Serra, sendo este um dos três centros mantidos pela Instituição Beneficente Martim Lutero - IBML.

   O projeto "Jogue Limpo" foi o 3º selecionado em 2018 para receber o apoio financeiro da RS, tendo por objetivo "Incentivar a conscientização de crianças, adolescentes, familiares e moradores do aglomerado da Serra sobre o grave problema do lixo na comunidade,  buscando desenvolver ações práticas que ajudem na redução do lixo e que promovam o descarte adequado do mesmo."
   Elas foram recebidas por Mariana e Kátia, que mostraram as dependências e falaram um pouco sobre o trabalho. As crianças e adolescentes permanecem no CIM no contraturno escolar, onde desenvolvem atividades diversas, incluindo aula de iniciação musical, artesanato, dança e informática. É fornecido lanche e almoço/jantar. Há também uma horta que é trabalhada junto com as crianças e adolescentes. 
   A Kátia, coordenadora há vários anos do CIM, relatou seus maiores desafios, dentre eles o desenvolvimento de atividades que despertem o interesse dos adolescentes e  a capacidade de lidar com a realidade das crianças e famílias, moradoras do Aglomerado da Serra, já que esta realidade se mostra tão diferente daquela em que ela vive.
  Ao andar pelas estreitas ruas e vielas do Aglomerado, percebe-se como o projeto "Jogue Limpo" é importante para conscientização e educação dos moradores da região, pois o lixo faz parte da paisagem e é jogado nas ruas, morros e lotes, muitas vezes sem ensacamento. Segundo a Kátia, a coleta do lixo é feita diariamente, mas uma hora após a passagem do caminhão pelas ruas principais e também dos lixeiros que vão a pé até às vielas (onde o carro não passa), já se pode ver muito lixo jogado.
   Durante a visita foi possível perceber que se trata de uma entidade que faz um trabalho sério, lutando contra dificuldades diversas, inclusive financeira. Apesar do prédio onde funcionam estar sendo construído aos poucos e carecer de acabamento (reboco, pintura, cerâmica para piso, etc), o objetivo atual da instituição é ampliar para 300 o número de crianças e jovens atendidos.
   Não resta dúvida de que, nesse país com tanta desigualdade e injustiça social, as ações efetivas de pessoas que se dedicam, de maneira voluntária ou remunerada, ao trabalho com a população mais carente realmente fazem a diferença.
   Já é sabido, infelizmente, que o que se faz é muito pouco frente  ao volume de demandas das entidades sociais que procuram a Receita Solidária. A importância do nosso trabalho é evidente, bem como a necessidade de se incentivar colegas e amigos a participar e colaborar visando ampliar o trabalho de contribuição que já é feito com tanto sucesso. 
 
Sobre o IBML 
 
A Instituição Beneficente Martim Lutero – IBML é uma Instituição sem fins lucrativos fundada em 1990, mantenedora de quatro programas sociais, trabalhados dentro do contexto de cada região e público atendido em nossas três unidades: o Lar de Idosos Luisa Griese - LLG, localizado em São José da Lapa, a Creche Centro Cantinho Amigo – CCA, localizada em Ribeirão das Neves, o Centro de Integração Martinho – CIM onde são atendidas atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 05 a 18 anos, moradores do Aglomerado da Serra, e o projeto musical, “Tocando pela vida”, sua formação começa no CIM com oficinas de iniciação musical com flauta doce e os educandos e educandas que atingem um grau satisfatório de habilidade musical são convidados a integrar o Coral de Flautas TPV, que se reúne semanalmente, aos sábados, na sede do CIM.  
 
  • Foto anterior Próxima foto